Agronegociar.com  

Suecos elogiam programa de reflorestamento do setor produtivo

E-mail
Imagem ilustrativa Agroflorestal

Com o intuito de conhecer os projetos que Mato Grosso tem na área de reflorestamento foi que a embaixadora da Suécia, Annika Markovic, trouxe ao Estado uma comitiva composta por doutores em Ciências Agrícolas, entidades não governamentais suecas ligadas ao meio ambiente (institutos e empresas privadas) além de representantes da Secretaria Nacional de Assuntos estratégicos da Presidência da República.

Os 17 integrantes da comitiva conheceram na manhã na terça-feira a comunidade de Barranco Alto no município de Santo Antônio de Leverger (34 quilômetros ao Sul de Cuiabá), onde conheceram o Instituto Ação Verde e o viveiro de mudas preparadas para o reflorestamento, projeto denominado Verde Rio.

Ao chegarem na comunidade, foram recepcionado por populares e membros do projeto, que entregaram a embaixadora uma Viola de Cocho e fizeram uma pequena demonstração da cultura regional. Em seguida o superintendente do Instituto Ação Verde, Paulo Henrique Borges, fez a apresentação dos projetos desenvolvidos no programa e respondeu os questionamentos feitos pelos visitantes.

O Projeto Verde Rio é uma ação desenvolvida pelo Instituto Ação Verde, em parceria com o Governo do Estado e outras entidades, e que tem como objetivo recuperar e preservar 100% das matas ciliares dos principais rios de Mato Grosso até o ano de 2020.

Paulo acredita que pode surgir bons frutos deste encontro. "A visita que recebemos hoje é muito importante, pois o trabalho que aqui desenvolvemos, o processo de recuperação das margens dos principais rios assoreados de MT, é muito sério, uma união de esforços não só do instituto mas de vários segmentos. E a visita de um corpo técnico e essa troca de experiência de tecnologia vem muito a somar a esse processo tão difícil de recuperação de áreas degradadas."

"Acredito que visitas como essa podem trazer benefícios ao projeto e conseguir a captação de recursos por parte de organizações internacionais e é um sonho que pode se realizar através desses contatos”.

Após verem os processos que as sementes e mudas passam, os suecos foram levados a margem do Rio Cuiabá, onde puderam comprovar o assoreamento e também plantaram mudas.

A embaixadora Annika elogiou o projeto e as ações que o Estado desenvolve. Essa é a sua segunda visita, em março deste ano ela veio com uma equipe de embaixadores da união européia.

“Esta segunda vez aqui é uma visita de estudo, para conhecer mais a região amazônica, a potencialidade e o que estão trabalhando em benefício do meio ambiente. A comitiva representa uma grande diferença de trabalhar junto com os estados brasileiros. Na Suécia temos um grande interesse de cooperar mais com o Brasil. Nesta delegação estão representantes de vários segmentos que demonstra esse interesse."

"Este projeto que vimos aqui é muito interessante e difícil, um desafio. Uma boa política, envolvendo os governos de Estado e Federal de fazer um investimento para o futuro, isso é necessário para a região, mas estão de parabéns. A Suécia tem 100 anos de desmatamento, então temos muita experiência em trabalhos de reflorestamento, podemos contribuir como aprender com o que aqui é desenvolvido”.

Além de reflorestar as margens assoreadas, o projeto ainda qualifica os ribeirinhos que cuidam e plantam as mudas às margens dos rios. Cerca de 80% dos funcionários são moradores locais, que estão aprendendo a importância das preservação das matas ciliares.

O professor Jonas Rönnlund da Universidade Sueca de Ciências Agrícolas está bem confiante nestas ações “Tenho boas perspectivas e estou muito curioso para saber como estará este projeto daqui há cinco ou dez anos. É bom saber que ações estão sendo tomadas em prol do reflorestamento, pois a imagem que se tem na mídia da Europa, é que a Floresta Amazônica em breve vai desaparecer com as ações devastadoras."

"Esta visita é pra ver e provar o que a população está fazendo para impedir que isso aconteça. É importante educar as pessoas sobre as questões ambientais, vários países já fizeram isso, pois é melhor educar do que depois reflorestar e recuperar áreas degradadas, gasta-se menos com projetos assim”.

Depois de visitarem Mato Grosso, a comitiva segue para Manaus (AM), Rio Branco e Xapuri (AC). Eles irão conhecer os projetos que essas regiões também desenvolvem em reflorestamento.

Acompanham ainda a embaixadora, os membros da Agência Florestal Sueca, Johan Wester e Ulrika Wahstrom, a representante do Conselho Sueco de Agricultura, Camila Tolke, da Universidade Chalmers de Tecnologia, Martin Persson, os membros do Instituto Real de Tecnologia, Semida Silveira, e Maria Gómez, acadêmico da Universidade Sueca de Ciências Agrícolas Anders Malmer, as 1ª secretárias na Embaixada da Suécia, Katarina Clifford, e Elin Kronqvist, o subsecretário de desenvolvimento da Secretaria Nacional de Assuntos Estratégicos (SAE), Daniel Vargas, o chefe de gabinete da SAE, Daniel Vila Nova, e o assessor técnico da SAE, Arthur Coimbra de Oliveira.

+ Página inicial

Fonte: SECOM-MT


Deixe seu comentário:
Nome:
E-mail:
 
Título:
UBBCode
[b] [i] [u] [url] [quote] [code] [img] 
 
Please input the anti-spam code that you can read in the image.

!joomlacomment 4.0 Copyright (C) 2009 Compojoom.com . All rights reserved."

Serão excluídos comentários que desrespeitem a lei, apresentem linguagem ou material obsceno ou ofensivo, sejam de origem duvidosa ou tenham finalidade comercial.
 


Agronegociar.com® é uma empresa de caráter privado que atua em atividades de produção e divulgação do conhecimento, com o objetivo de promover a aproximação entre a ciência, a tecnologia, o agronegócio e o mercado.

contacto@agronegociar.com


Política de privacidade - Desenvolvido por Agronegociar.com

2009 - Todos os direitos reservados.

Informações e conteúdos deste site originam-se de fontes confiáveis, porém o Agronegociar.com® não garante e nem se responsabiliza pela sua precisão, integridade e confiabilidade, e seu uso para qualquer propósito específico, assim como por lucros cessantes, reclamações de terceiros e danos diretos e indiretos causados por usos das mesmas.

Aqui você encontra: Agronegócio do café, Agronegócio do arroz, Agronegócio do milho, Agronegócio do feijão, Agronegócio do cacau, Agronegócio da cana-de-açúcar, Agronegócio do boi, Agronegócio da mamona, Agronegócio de exportação, Agronegócio da batata, Agronegócio da soja, cotações, mercado financeiro, minhoca, Agronegócio do leite, reprodução animal, administração rural, agricultura, pecuária, notícias, entretenimento, Honda, yamaha, tratores, Massey Ferguson, preço da arroba do boi, açúcar, etanol, biodiesel.

Nós recomendamos : Motokando.com